quarta-feira, 19 de agosto de 2009

AS NOVAS TECNOLOGIAS X A EDUCAÇÃO


Hoje verificamos que a educação sofre os efeitos da cibercultura, pois na década de 1990 surgiu a rede mundial de computadores, mais conhecida como internet, causando uma verdadeira revolução social no mundo. O autor Roy Ascott, chama essa mudança social de "segundo dilúvio", pois todos os tipos de informações são encontrados na internet, que "é meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores", criando uma "chuva" de informações que serão por exemplo, úteis para a educação.
A cibercultura "é o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento, de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço", ou seja, seu significado interfere diretamente na educação, por ser uma nova tecnologia que transmite informações variadas para as pessoas, causando um rompimento na pedagogia de transmissão (forma de ensino voltado apenas para a transmissão de informações ou conhecimentos) que ainda hoje continua sendo usada pelos professores. Isso significa que as novas tecnologias repercutem no modelo pedagógico utilizado ontem, hoje e amanhã. Este modelo está sempre em construção, influenciando a relação entre educadores e educandos, os conteúdos curriculares e os modelos metodológicos da educação.
Atualmente, a globalização não é mais uma opção para qualquer país escolher, mas sim uma imposição necessária para a sobrevivência de uma nação. Dessa forma, as novas tecnologias também devem ser pensadas assim, pois elas também fazem parte das características desse mundo globalizado e tecnológico que exige o entendimento e interpretação das tecnologias existentes.
Primeiro é necessário entender e dominar, para depois utilizar essas novas tecnologias, pois o seu uso só terá sentido se ocorrer melhorias na qualidade de ensino, dando também oportunidade a toda sociedade de participar dessa nova realidade digital. Assim o papel das escolas torna-se importantíssimo, pois nelas as pessoas refletirão sobre como usar e para que usar as novas tecnologias
Isso vai determinar se ocorrerá a discriminação quanto ao acesso à informação, isto é, os governos possuem um papel fundamental na busca do entendimento do uso da informática, proporcionando seu desenvolvimento na sociedade como um todo. Mas esse acesso à informação também pode ser caracterizado pela falta de habilidade quanto ao uso das novas tecnologias.
O ideal da cibercultura que mobilizava a informática era antes a inteligência artificial, onde se procurava tornar a máquina mais inteligente que o ser humano, mas agora com o aumento constante e progressivo da troca de conhecimentos pela internet, o que se busca de fato é a inteligência coletiva, a saber, a valorização, a utilização otimizada e a criação de sinergia entre as competências, as imaginações e as energias intelectuais, qualquer que seja sua diversidade qualitativa e onde quer que esta se situe". Esse novo ideal pode não ser alcançado, pois a rigidez institucional predominante nos governos, procura regular e controlar as novas tecnologias, defendendo assim sua individualidade através, por exemplo, de um conteúdo curricular estanque. E é neste contexto que a educação se insere, pois à busca de valorização da competência do ensino também está incluído nos seus objetivos, e a falta de um maior aprimoramento dos professores e de uma melhor interação entre docentes, discentes e a tecnologia, torna ainda mais difícil alcançar um ensino de qualidade.
Podemos verificar o avanço provocado pela cibercultura na educação através do exemplo da "aprendizagem cooperativa assistida por computador" que está sendo utilizada na Europa, onde os professores e os estudantes partilham desses novos recursos tecnológicos com o compartilhamento de diversos bancos de dados e o uso de conferências e correio eletrônico, sendo que ocorre a participação dos melhores pesquisadores de cada disciplina estudada dentro dessas conferências. Assim, os estudantes após terem conhecimento das informações através da internet, usando por exemplo, suportes hipermídia (CD-ROM e bancos de dados multimídia interativos on-line), vão em seguida ter o incentivo à aprendizagem em sala de aula com seus professores, pois este será o animador, estimulador, parceiro e outros atributos que lhe são pertinentes nessa nova era digital.
Fonte:

www.conceito.wordpress.com

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