sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Analisando a TV
O programa humorístico que escolhi foi “Show do Tom”, voltado para o público de todas as idades e classes sociais, homens mulheres, jovens e crianças. O programa aborda o humor característico dos quatros cantos do país. O elenco trabalhava com personagens pertencentes a todas as classes sociais e afirma bem os valores culturais existente no ramo do humor de forma ética e democrática. No “Show do Tom”, o conceito de justiça é sempre apresentado como se ela realmente fosse cega. Já o trabalho parece ser um grande problema que os personagens enfrentam, porque eles não gostam de trabalhar. O amor aparece de forma abstrata e a diversidade sexual é retratada de forma bastante natural. O conceito desses assuntos são passado ao público de forma subliminar, direta.
Os episódios do programa retrata o papel do homem, da mulher e da criança normalmente. Já dos homossexuais como pessoas extrovertidas, sem preconceitos. Também não há nenhuma espécie de racismo.
Geralmente a caracterização desses personagens supracitados é feita de acordo com o episódio, mas geralmente de forma sátira, falam e andam como as verdadeiras pessoas que eles imitam. A caracterização das personagens é feita de forma a valorizar mesmo a diferença, não levando em conta a questão da beleza exterior. Ainda não percebi nenhuma caricatura pejorativo nos episódios que assisti e também não apresentam reforço de estereótipo.
Nos comercias do programa são veiculadas propagandas comercias como: Ídolos, filmes, comerciais de shampoo, sabonetes e também de campanhas de utilidade pública do Instituto Ressoar. Alguns produtos anunciados são para o mesmo público, outros possivelmente não, não vejo bem uma relação ideológica entre o programa e os produtos.
O programa pode muitas vezes acaba influenciando de alguma forma o comportamento da sociedade, não na moda, mas no modo de fala, e em alguns outros hábitos presentes no programa. As pessoas costuma utilizar bastante os clichês das falas das personagens.
Contudo, o impacto causado a sociedade é muito grande, uma vez que grande parcela da população aderem aos comportamentos e papéis das personagens na vida real. Se eu pudesse reescrevê-lo, ou dirigi-lo, só acrescentaria mais assuntos da realidade brasileira, ou seja, incrementaria com uma certa dosagem das polêmicas brasileiras e transformaria tudo em humor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário