quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Habilidades, conhecimento e atitudes que o professor de artes deve desenvolver e construir utilizando as novas tecnologias


Em pleno século XXI, com o avanço das novas tecnologias observa-se que a função do professor de artes não pode ser somente mais uma difusão do conhecimento, executada doravante com uma eficácia maior por outros meios. Acredita-se que a competência do professor deve deslocar-se para o lado do incentivo para aprender e pensar.
Ao professor cabe o papel de estar engajado no processo, consciente não só das reais capacidades da tecnologia, do seu potencial e de suas limitações para que, ele possa selecionar qual é a melhor utilização a ser explorada num determinado conteúdo, contribuindo para a melhoria do processo ensino-aprendizagem por meio de uma renovação da prática pedagógica do professor e da transformação do aluno em sujeito ativo na construção do seu conhecimento, levando-os, através da apropriação desta nova linguagem, a inserir-se na contemporaneidade.
As tecnologias aplicadas a educação constitui um novo paradigma educacional que engloba a descoberta, a criação, a consciência e indica que as instituições de ensino de modo geral constitui um ambiente criado para a aprendizagem rica em recursos, possibilitando ao aluno a construção do seu conhecimento, segundo o seu estilo individual de aprendizagem.
Enfim, um dos grandes desafios do docente de artes é formar cidadãos autônomos, dispostos a promover sua auto-formação ao longo da vida, mantendo uma atitude de pesquisador responsável pelo próprio aprendizado.

Um comentário:

  1. Eu fico toda orgulhosa de ver meu aluno querido construindo e consolidando sua vida em conhecimento. O que realmente interressa e engrandece a alma e psíquico humano.
    Grande abraço,

    Francelina Martins

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