segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Show de Truman

Texto baseado no filme “O Show de Truman” do diretor Peter Weir. 1998 – Duração: 102 minutos.
O Show de Truman é um filme que tem como tema central a comunicação obtida a qualquer preço, isto é, faz uma reflexão sobre um direito que todos nós temos, mas que infelizmente muitas vezes a mídia acaba nos roubando literalmente que é a privacidade. A trama tem como personagem principal truman, um indivíduo totalmente inocente que tem sua vida transmitida ao vivo e a cores para o Estado Unidos por meio de um canal de TV pago sem o o próprio Truman ter conhecimento desse fenômeno.
Truman não possui interesse nenhum, ao contrário das demais pessoas envolvidas no Reality Show da vida real, onde essas pessoas fazem o possível e o impossível para para conseguir a mídia que tanto almejam. É uma equipe completa, que dispõe até mesmo de falsos amigos, namorada, enfim, dispõe de tudo que um cenário da vida real teria, ferindo a ética profissional, aliás, que ética? Não consigo ver ética numa situação onde a vida de um ser humano é forjada, ou melhor, trocada pela manipuladora da mídia, através dos meios de comunicação.
No filme a mídia tem o papel de manipular a opinião das pessoas, e no caso de Truman sua própria vida de forma televisiva. Diante disso, percebe-se uma relação entre os fatos tratados no filme de ficção com a vida real, como por exemplo, os reality shows que as Tvs estão produzindo, como “Big Brother Brasil”, onde a vida das pessoas são repassadas ao telespectadores todos os dias, mas com um único diferencial: nesses reality, as pessoas sabem que suas vidas estão sendo televisadas pelo público em geral. Essas pessoas fazem isso para satisfazer seus interesses pessoais – ficar ricos e ganhar fama-, já a TV produz esses programas para manipular cada vez mais a opinião pública.
Portanto, o filme traz discussões sobre a mídia no século XXI, que procura satisfazer seu ego midíaco a qualquer preço, por meio da manipulação e alienação da opinião da sociedade.

Um comentário:

  1. Bom dia Antonio. Estava lendo o seu blog. Muitissimo bom. Estou lhe convidando a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos juntos por eles. Estarei grato esperando por vc, lá.
    Abraços.
    www.josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir